» » Comunicado 01/2020 da Equipe Regional de Métodos Educativos – Situação Especial do Cenário da pandemia da COVID-19

Comunicado 01/2020 da Equipe Regional de Métodos Educativos – Situação Especial do Cenário da pandemia da COVID-19


16 de abril de 2020


COMUNICADO 01/2020 DA EQUIPE REGIONAL DE PROGRAMA EDUCATIVO

SITUAÇÃO ESPECIAL DO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19

 

ASSUNTO: Comunicado 01_2020_Programa_ Educativo_Dist_Espec.

 

Considerando o posicionamento dos Escoteiros do Brasil acerca da pandemia de Coronavírus (COVID-19), seguindo as normas emanadas pelo Poder Público;

Considerando que a conquista de Distintivos Especiais – Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria e Insígnia de BP – são de grande importância para a consolidação do programa educativo.

Considerando a preocupação recorrente de nossos jovens e escotistas com o tempo hábil de cumprimento dos requisitos estabelecidos para finalizar o processo dos distintivos especiais, durante a pandemia de COVID-19, a Equipe de Programa Educativo Capixaba, ORIENTA:

 

1 – DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS (ACANTONAMENTOS, ACAMPAMENTOS, NOITES ACAMPADAS):

Na situação mundial atual, em conformidade com as medidas adotadas pelas instituições públicas e privadas do nosso país, a União dos Escoteiros do Brasil suspendeu todas as atividades escoteiras presenciais. Respeitando o distanciamento social, as crianças e jovens que já possuem a maior parte das noites acantonadas ou acampadas, e, não poderão completar a totalidade exigida, orientamos que o processo seja enviado normalmente. Contudo, seguindo as premissas abaixo:

1.1 – Ramo Lobinho – Caminho da Jângal: Tenha participado de 66% das atividades obrigatórias, dois, do mínimo de três acampamentos ou acantonamentos.

1.2 – Ramo Escoteiro – Aventura Escoteira: Possua pelo menos 75% (entre 7 e 8 noites) das 10 noites de acampamento com sua Patrulha ou Tropa Escoteira.

1.3 – Ramo Sênior – Desafio Sênior: Possua pelo menos 75% (entre 7 e 8 noites) das 10 noites de acampamento, como sênior, com sua Patrulha ou Tropa.

 

2 – ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS PROPOSTAS NOS RAMOS ESCOTEIRO, SÊNIOR E PIONEIRO (JORNADAS E TRAVESSIAS): o jovem que não poderão presenciar as atividades antes de completarem a idade para a saída do Ramo, direcionou aos escotistas que orientem o cumprimento das competências relacionadas à atividade.

 

3 – DAS REUNIÕES DE CARÁTER DECISÓRIO (ROCA DE CONSELHO, CORTES DE HONRA E CONSELHO DO CLÃ): Como essas atividades demandam a presença das crianças e jovens, pedimos para que as reuniões sejam realizadas por meio de chamadas de áudio ou de vídeo (web conferências). Para validar o encontro, faz-se necessário produzir a ata e recolher as assinaturas de maneira digital dos participantes. Assim como a Proposta de Concessão e as cartas de recomendação da Roca de Conselho, das Cortes de Honra, do Conselho do Clã e dos Escotistas.

 

4) OBSERVAÇÕES: pedimos que seja assinalado no envio do processo: as dificuldades encontradas e, também, situações que o jovem não conseguiu finalizar ou cumprir por conta do distanciamento social.  A intenção é oportunizar a todos, crianças e jovens, a conquista dos Distintivos Especiais que muitos almejam e avaliar da maneira mais adequada para que não seja causado nenhum dano ou injustiça.

 

5) VIGÊNCIA DO INFORMATIVO: o presente documento estará vigente por 60 (sessenta) dias após o fim do distanciamento social, oficialmente divulgado pelos Escoteiros do Brasil. Para, que os Grupos Escoteiros tenham a possibilidade de organizar, durante esse período, o calendário local em concordância com a Região Escoteira do Espírito Santo.

 

Espírito Santo, 16 de abril de 2020.

 

EQUIPE DE PROGRAMA EDUCATIVO CAPIXABA

ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

 Baixe o documento das orientações aqui.

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens