Tomando como base as Macrorregiões de Gestão Administrativa do Governo do Estado do Espírito Santo, nossa Região Escoteira está dividida em quatro Distritos Escoteiros, nomeados de acordo com os principais rios que cortam seus municípios, transmitindo não só a ideia de fluidez mas também de capilaridade, com os pequenos cursos de água, como córregos, riachos e ribeirões se juntando para fortalecer os rios.
A proposta dos novos Distritos Escoteiros é integrar os Grupos Escoteiros que estão geograficamente próximos uns dos outros, compartilhando informações, experiências e atividades e buscando soluções, com a Diretoria Regional, para seus desafios em comum.
Logos
Os logos dos Distritos Escoteiros compartilham as cores da bandeira do Espírito Santo: rosa, azul e branco, significando a nossa união como uma só Região Escoteira.
As estrelas, uma para cada Distrito, estão posicionadas nos quatro pontos cardeais do nosso Estado (Norte, Sul, Leste e Oeste). O design desses logos foi um trabalho voluntário do Chefe Róbson Tambarotti, da Agency Design, de Cachoeiro de Itapemirim.
1- Distrito Rio São Mateus
Cobre a região norte do Estado, incluindo São Mateus, Ecoporanga e Conceição da Barra, e é representando por uma pena, que remete aos índios Aimorés, primeiros habitantes daquelas terras.
Abrangendo os municípios de Colatina, Linhares, Aracruz e João Neiva, seu símbolo é um rio, representando o Rio Doce, maior curso d’água do nosso Estado.